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Canais de atendimento integrado: Como reduzir custos?

Descubra a importância e como aplicar em seu negócio 

O atendimento ao cliente já não é mais uma  vantagem competitiva, mas sim a base para que sua empresa funcione. Nessa busca pela satisfação do cliente, a integração de canais de atendimento tornou-se uma estratégia vital para as operações do negócio. 

Os clientes esperam uma experiência de atendimento que vá além das simples ligações telefônicas. E é aí que a integração de canais se destaca. Com mais informações reunidas em um único lugar, além de conseguir identificar com facilidade o que o  consumidor necessita, facilita também a identificação de custos excessivos que podem ser reduzidos. 

Ter canais integrados ainda significará que o negócio está dentro de uma das principais tendências para o atendimento: o omnichannel. 

Quer saber mais? Continue acompanhando o post para ficar por dentro de tudo que você precisa saber sobre integração de canais. 

O que é Omnichannel?

 

Os diversos canais disponíveis no mercado, como redes sociais, chats, whatsapp, entre outros, ficou cada vez mais necessário fazer com que a empresa esteja onde o cliente estiver. 

Mas, isto não basta. É preciso que as informações obtidas em todos estes canais estejam centralizadas. E ser omnichannel significa que todos seus dados estão integrados em uma única plataforma, com isso,  evita que você perca informações transmitidas nos diferentes meios de contato que usa com o seu consumidor. 

Por exemplo,  se seu cliente começar uma conversa pelo WhatsApp, e depois precisar retomar o contato com seu negócio por telefone, com um atendimento omnichannel, você sempre terá acesso ao histórico de interações e poderá seguir a conversa do ponto em que ela parou. 

Diferença entre atendimento omnichannel e atendimento multicanal

 

Entender a diferença de um atendimento  omnichannel de atendimento multicanal é essencial para que você tome as decisões certas para seu negócio. 

Como mencionado anteriormente, atendimento omnichannel é a integração de canais de atendimento da sua empresa. 

Por outro lado, atendimento multicanal é oferecer diferentes canais de atendimento, porém, eles não se comunicam. Dessa forma, se durante a jornada de compra ele decidir trocar para outro canal, como o chatbot, terá que iniciar toda a solicitação do zero.

Caso você não tenha essa integração de canais, essas opções de atendimento diversas tendem a não apresentar os resultados esperados por você e pelo seu público.

 

Vantagens de fazer a integração de canais de atendimento

 

Agora vamos falar sobre o que mais interessa. Quais as vantagens de incorporar uma plataforma que possibilita a integração dos canais da sua empresa? Listamos para você algumas delas:

  1. Melhoria da gestão de dados;
  2. Maior competitividade; 
  3. Eficiência operacional;
  4. Maior satisfação do cliente;
  5. Análise de dados aprofundada;

Como a integração de canais de atendimento reduz custos?

 

Além das vantagens apresentadas anteriormente, a redução de custo é mais um benefício que você terá ao implementar uma plataforma que possibilita a integração com diversos canais de atendimento. E qual negócio não tem a redução de gastos como objetivo?

Quando você tem as informações centralizadas em uma única plataforma, os esforços são menores e não é necessário contratar mais funcionários para atender cada canal de comunicação, por exemplo. 

Outro ponto de destaque é a melhoria na gestão de dados que possibilita que a empresa encontre mais rápido os pontos de melhoria e tenha mais dados para analisar a situação e tomar a decisão mais apropriada para o momento. 

Afinal, esse resultado permite que se possa investir o dinheiro em outras frentes, propiciando o crescimento da empresa. 

1 Respostas rápidas e personalizadas;
2 Relatórios e métricas em tempo real;
3 Flexibilidade e adaptação;
4 Precisão nas atividades de rotina;

Como fazer a integração de canais de atendimento? 

 

Para fazer a integração de canais de atendimento da sua empresa você precisa conhecer bem o seu cliente. Aqui, o foco é descobrir quais são os meios de comunicação que seus consumidores querem usar para falar com sua empresa.

Você precisa também saber quais são os demais sistemas que sua empresa utiliza nas operações diárias, para que ao contratar uma plataforma de atendimento, ela tenha a capacidade de integrar tudo aquilo que você já utiliza. 

O terceiro passo, é disponibilizar os canais de atendimento adequado para seu público, ou seja não adianta estar em uma rede ou utilizar um sistema que está na “moda” se não é lá que seu público está. 

E o mais importante, use soluções que garantam a integração de canais e sistemas. Para isso, você vai precisar de um software que integre não só os seus canais de atendimento de maneira fácil e rápida, mas também possibilite a integração com as principais ferramentas do mercado.

O Ravena é uma solução que coloca todas as suas interações em um mesmo lugar. Dessa forma, os seus agentes conseguem atender seu público de uma maneira muito mais rápida e precisa.

Nossa plataforma  é intuitiva e fácil de ser utilizada. Com ele é possível priorizar, resolver e monitorar, tudo em um único ambiente. E para melhorar ainda mais suas operações,  geramos relatórios que contribuem para que você tenha importantes insights para aprimorar o atendimento prestado por sua equipe.

Nosso time está preparado para te ajudar nesse momento de integração! 

 

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