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Canal de Denúncias: Promovendo a ética e a integridade

A chave para fortalecer a cultura, a ética e a integridade empresarial

Manter um ambiente de trabalho harmonioso é essencial para o bom funcionamento da empresa. A integridade é um valor essencial em qualquer organização, e manter um ambiente ético é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Uma estratégia eficaz para alcançar esse objetivo é a criação de um canal de denúncias nas empresas.  Em geral, o canal é fundamental para a aplicação do programa de compliance, além disso, ajuda a identificar fraudes ou atos irregulares.

Neste artigo, exploraremos o papel vital desse recurso e como ele pode beneficiar tanto a empresa quanto seus colaboradores.

O que é um canal de denúncias?

Para te ajudar a entender a importância desse recurso vamos começar com a definição do que é um canal de denúncias: Um canal de denúncias é um sistema implementado por uma empresa para permitir que colaboradores, fornecedores, clientes e outras partes interessadas relatem de maneira segura e confidencial qualquer comportamento inadequado, antiético ou ilegal dentro da organização. Isso inclui questões como assédio, discriminação, fraudes, corrupção e outras violações de políticas.

Por meio desse canal, os profissionais podem fornecer provas ou indicar caminhos para a gestão identificar os responsáveis pelos atos ilícitos.

As denúncias recebidas são direcionadas para a área competente, geralmente, o setor de Recursos Humanos, a fim de que sejam devidamente investigadas.

Mas por que um canal de denúncias é tão importante?

 

Um canal de denúncias é fundamental por várias razões. De acordo com a Lei 14.457/22, empresas que possuem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) são obrigadas a estabelecer um canal de denúncias seguro e confidencial para seus colaboradores. No entanto, sua importância vai além da conformidade legal. Veja por que um canal de denúncias desempenha um papel crucial:

O primeiro ponto que queremos destacar é a promoção da transparência e a responsabilidade, isso ajuda a construir confiança com os stakeholders. Além disso, o canal de denúncias permite que a empresa identifique problemas internos antes que eles se tornem crises maiores, essencial para a resolução rápida e eficaz de questões éticas.

Cabe ressaltar que o canal também protege os denunciantes, ao garantir o anonimato e a proteção contra retaliação, encorajando os denunciantes a se manifestarem sem medo de represálias. E por último, mas não menos importante, ele também ajuda na identificação precoce e na resolução de questões éticas, que podem ajudar a evitar problemas legais e proteger a reputação da empresa.

Quais são os principais benefícios e características que um canal de denúncias oferece?

 

Os esforços realizados a favor da transparência e da integridade são extremamente valorizados e podem, inclusive, contribuir para a autoridade e para a competitividade das organizações.

Os canais de denúncias podem trazer uma série de vantagens, como:

  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • ética nas relações de trabalho;
  • fortalecimento e valorização da  imagem da empresa;
  • detecção rápida de prática de atos ilícitos.

O canal de denúncias não pode ser disponibilizado como um veículo de comunicação qualquer, mas sim com atributos necessários para motivar a colaboração das pessoas e tornar a sua operação realmente segura e eficiente. 

Para que isso seja alcançado, o canal de denúncias precisa garantir o acesso integral e simplificado ao canal por telefone e outros meios digitais, incluindo a possibilidade de acesso por terceiros, como também garantia do anonimato e da confidencialidade de todo o fluxo da denúncia.

Outras ações precisam ser tomadas para obter sucesso no canal de denúncias, como a elaboração de uma análise de risco para avaliar e categorizar as denúncias de acordo com a sua natureza e gravidade e a participação ativa do Comitê de Ética, para o qual serão encaminhadas as denúncias, após analisadas pela equipe de compliance,  para a adoção das atitudes cabíveis.

Como Implementar um canal de denúncias eficaz:

 

Para implementar um canal de denúncias nas empresas, é preciso contar com uma empresa de confiança e de qualidade. Da mesma forma que não ter acesso a estas informações pode causar prejuízos, a má gestão destes canais pode ser um risco.

Por isso, é preciso encontrar ferramentas que estabeleçam políticas de denúncias claras e acessíveis a todos os funcionários, que tenham treinamento adequado e que forneça feedback aos denunciantes e acompanhe o progresso das investigações. E o Ravena é a plataforma certa para fornecer todos esses benefícios para sua empresa. 

Agora que você já sabe como o canal de denúncias funciona, já pode investir nesta ferramenta e evitar problemas em sua empresa. Solicite uma demonstração e traga a confiança necessária para impulsionar seu negócio! 

 

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