Pular para o conteúdo

Canal de Denúncias: Promovendo a ética e a integridade

A chave para fortalecer a cultura, a ética e a integridade empresarial

Manter um ambiente de trabalho harmonioso é essencial para o bom funcionamento da empresa. A integridade é um valor essencial em qualquer organização, e manter um ambiente ético é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Uma estratégia eficaz para alcançar esse objetivo é a criação de um canal de denúncias nas empresas.  Em geral, o canal é fundamental para a aplicação do programa de compliance, além disso, ajuda a identificar fraudes ou atos irregulares.

Neste artigo, exploraremos o papel vital desse recurso e como ele pode beneficiar tanto a empresa quanto seus colaboradores.

O que é um canal de denúncias?

Para te ajudar a entender a importância desse recurso vamos começar com a definição do que é um canal de denúncias: Um canal de denúncias é um sistema implementado por uma empresa para permitir que colaboradores, fornecedores, clientes e outras partes interessadas relatem de maneira segura e confidencial qualquer comportamento inadequado, antiético ou ilegal dentro da organização. Isso inclui questões como assédio, discriminação, fraudes, corrupção e outras violações de políticas.

Por meio desse canal, os profissionais podem fornecer provas ou indicar caminhos para a gestão identificar os responsáveis pelos atos ilícitos.

As denúncias recebidas são direcionadas para a área competente, geralmente, o setor de Recursos Humanos, a fim de que sejam devidamente investigadas.

Mas por que um canal de denúncias é tão importante?

 

Um canal de denúncias é fundamental por várias razões. De acordo com a Lei 14.457/22, empresas que possuem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) são obrigadas a estabelecer um canal de denúncias seguro e confidencial para seus colaboradores. No entanto, sua importância vai além da conformidade legal. Veja por que um canal de denúncias desempenha um papel crucial:

O primeiro ponto que queremos destacar é a promoção da transparência e a responsabilidade, isso ajuda a construir confiança com os stakeholders. Além disso, o canal de denúncias permite que a empresa identifique problemas internos antes que eles se tornem crises maiores, essencial para a resolução rápida e eficaz de questões éticas.

Cabe ressaltar que o canal também protege os denunciantes, ao garantir o anonimato e a proteção contra retaliação, encorajando os denunciantes a se manifestarem sem medo de represálias. E por último, mas não menos importante, ele também ajuda na identificação precoce e na resolução de questões éticas, que podem ajudar a evitar problemas legais e proteger a reputação da empresa.

Quais são os principais benefícios e características que um canal de denúncias oferece?

 

Os esforços realizados a favor da transparência e da integridade são extremamente valorizados e podem, inclusive, contribuir para a autoridade e para a competitividade das organizações.

Os canais de denúncias podem trazer uma série de vantagens, como:

  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • ética nas relações de trabalho;
  • fortalecimento e valorização da  imagem da empresa;
  • detecção rápida de prática de atos ilícitos.

O canal de denúncias não pode ser disponibilizado como um veículo de comunicação qualquer, mas sim com atributos necessários para motivar a colaboração das pessoas e tornar a sua operação realmente segura e eficiente. 

Para que isso seja alcançado, o canal de denúncias precisa garantir o acesso integral e simplificado ao canal por telefone e outros meios digitais, incluindo a possibilidade de acesso por terceiros, como também garantia do anonimato e da confidencialidade de todo o fluxo da denúncia.

Outras ações precisam ser tomadas para obter sucesso no canal de denúncias, como a elaboração de uma análise de risco para avaliar e categorizar as denúncias de acordo com a sua natureza e gravidade e a participação ativa do Comitê de Ética, para o qual serão encaminhadas as denúncias, após analisadas pela equipe de compliance,  para a adoção das atitudes cabíveis.

Como Implementar um canal de denúncias eficaz:

 

Para implementar um canal de denúncias nas empresas, é preciso contar com uma empresa de confiança e de qualidade. Da mesma forma que não ter acesso a estas informações pode causar prejuízos, a má gestão destes canais pode ser um risco.

Por isso, é preciso encontrar ferramentas que estabeleçam políticas de denúncias claras e acessíveis a todos os funcionários, que tenham treinamento adequado e que forneça feedback aos denunciantes e acompanhe o progresso das investigações. E o Ravena é a plataforma certa para fornecer todos esses benefícios para sua empresa. 

Agora que você já sabe como o canal de denúncias funciona, já pode investir nesta ferramenta e evitar problemas em sua empresa. Solicite uma demonstração e traga a confiança necessária para impulsionar seu negócio! 

 

Compartilhe

Quer saber como nosso canal de denúncias funciona?

Receba mais novidades!

Outros conteúdos

Atualizações

As máquinas vão substituir os vendedores?

Um debate sobre automação e interação humana no mundo das vendas Nos últimos anos, o avanço tecnológico vem revolucionando setores inteiros da economia, e o